30 janeiro 2006

Sinergia Organizacional

Premissa:

Precisamos promover a eficácia pessoal em todas as nossas interações para conseguirmos realizar em conjunto muito mais do que a soma do que conseguimos em separado.

Veja verso da cartela clicando na figura.

Recomendações:

  1. Cuide do equilíbrio dos seus diferenciais individuais: humano, estrutural e relacional. Cultive virtudes.
  2. Diante das crises procure sempre o lado positivo da mudança; deixe sua mente fluir livre em busca da, sempre presente, componente "oportunidade" e oriente aqueles que entrarem em disfunção. Aumente sua resiliência.
  3. Decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza. Desenvolva sua proatividade.
  4. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos. Melhore sua objetividade.
  5. Esteja sempre disposto a resolver problemas, aproveitar oportunidades, modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças. Amplie sua flexibilidade.
  6. Exercite sua coragem, iniciativa e força de vontade para manter o equilíbrio urgente x importante e assim colocar sempre o mais importante em primeiro lugar. Aguce seu senso de prioridade.
  7. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure sempre uma alternativa que satisfaça a todos. Crie a sua própria receita de negociação.
  8. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido. Aprimore sua comunicação.
  9. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor. Busque a sinergização.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.