30 janeiro 2006

Negociação e Administração de Conflitos

Premissa:

Negociação é um processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando a conquista de algo vantajoso para todos.
Conflito é uma situação em que uma parte não concorda com os atos de outra ou em que uma delas não queira que a outra participe na prática de uma determinada ação.


Recomendações:

  1. Mantenha Comunicação eficaz;
  2. Cuide do bom Relacionamento;
  3. Descubra o Interesse da outra parte;
  4. Elabore Alternativas para o acordo;
  5. Demonstre a Legitimidade de cada alternativa;
  6. Mentalize a melhor Opção caso não haja acordo;
  7. Chegue ao Compromisso final.
  8. Decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
  9. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos.
  10. Esteja sempre disposto a resolver problemas, aproveitar oportunidades, modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças.
  11. Exercite sua coragem, iniciativa e força de vontade para manter o equilíbrio urgente x importante e assim colocar sempre o mais importante em primeiro lugar.
  12. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure alternativa que satisfaça a todos.

Observação: compreensão parcial para quem nمo participou de curso.