30 janeiro 2006

Criatividade e Inovação

Premissas:

"A ikispiração significa atravessar os três elementos da criação: suji, a teoria do conhecimento; pika, inspiração; e iki, praticalidade, viabilidade e negociabilidade." Yoshiro NakaMats


Veja verso da cartela clicando na figura.

Recomendações:

  1. Defina o problema criativo. O desafio é moldar sua inspiração criativa, transformar seus insights em idéias com as quais você possa trabalhar.
  2. Clareie a mente. Não é preciso ir a um mosteiro zen. Para algumas pessoas, bastam alguns minutos em uma sala escura e silenciosa, ou uma caminhada rápida para limpara a mente.
  3. Ative sua imaginação. Ignore todos os limites de recursos, ciência e lógica e force seu pensamento em direção ao desconhecido para precipitar insights e liberar idéias.
  4. Queira. A escolha da linguagem certa pode precipitar sonhos. Quando você diz: 'Eu quero', focaliza sua atenção no que deseja, valoriza ou espera.
  5. Utilize uma nova perspectiva. O que alguém de uma gangue de motociclistas teria a dizer sobre sua idéia? O que uma criança de doze anos responderia? Desça sua rua e pergunte ao sujeito que atende no balcão da confeitaria.
  6. Agite sua rotina. Mude seu espaço e seus hábitos de trabalho, seu caminho, seu cronograma, as pessoas com quem fala, as pessoas com quem não fala — qualquer coisa que balance sua estrutura familiar de referência, que agite sua mente, afastando-a de seus hábitos usuais. Você só lê livros de negócios? Compre um romance.
  7. Encontre seu "depósito de lenha'. Assim como o artista tem seu estúdio, você precisa de um recanto, um lugar que estimule seus processos criativos, um lugar livre de obrigações.
  8. Espere ser criativo. Os atletas que se aproximam da linha de partida imaginando uma vitória são mais propensos ao sucesso do que os que duvidam de sua criatividade.

KAO, John. Jamming: a arte e a disciplina da criatividade na empresa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1996.

Observaçمo: compreensão parcial para quem não participou de curso.