30 janeiro 2006

Equipes de Alto Desempenho

Reflexões:

"Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso líder assume a liderança. Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis e isto serve tanto para as pessoas quanto para os gansos que voam rumo ao Sul."



Recomendações:
  1. Diante das crises procure sempre o lado positivo da mudança; deixe sua mente fluir livre em busca da, sempre presente, componente "oportunidade" e oriente aqueles que entrarem em disfunção.
  2. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido. Amplie seu campo de relacionamentos.
  3. Procure quem tenha conhecimentos complementares ao seu para compreender ao máximo o propósito dos projetos e assuma compromisso com as metas de performance e abordagens comuns.
  4. Colabore com a equipe no desenvolvimento do senso de propósito, comunicação aberta, confiança e respeito mútuo, liderança compartilhada, procedimentos eficazes de trabalho, criação a partir de diferenças, flexibilidade, adaptabilidade e aprendizagem contínua.
  5. Tenha sempre em mente que o trabalho em equipe exige uma coleção de talentos de vários indivíduos e que o sucesso é o resultado do trabalho de todos e o fracasso deve ser assumido como se fosse seu.
  6. Selecione, para cada projeto, as virtudes mais necessárias para desenvolvê-lo e estimule cuidadosamente seus colegas a cultivá-las.
  7. Esteja sempre consciente da fase do ciclo de evolução em que está a equipe: formação, crescimento, normatização, execução, involução ou transformação.
  8. Assuma um compromisso pessoal com os resultados; empolgue-se com o sucesso, aprenda com os fracassos e eleve seu entusiasmo procurando significado em tudo que fizer.
  9. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure sempre uma alternativa que satisfaça a todos.
  10. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor.
  11. Considere equipe como um pequeno número de pessoas, com conhecimentos complementares, compromissadas com propósito, metas de performance e abordagem comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis.
  12. Tenha sempre em mente que: "Formar a equipe é o começo. Permanecer juntos é um progresso. Trabalhar juntos é um SUCESSO!"

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.