30 janeiro 2006

Empregabilidade

Premissas:

“A experiência demonstra que o sucesso se deve menos à capacidade de que ao entusiasmo. O vencedor é aquele que se entrega de corpo e alma ao trabalho.” Charles Burton

"...O trabalho pode ser uma fonte de crescimento, uma oportunidade para aprendermos mais sobre nós mesmos e para desenvolvermos relacionamentos positivos e saudáveis. Se encararmos o trabalho desta maneira, veremos que, realmente, não existe diferença alguma entre dedicarmos energia e cuidado ao nosso trabalho e dedicarmos energia ao desenvolvimento da nossa consciência e apreciação da vida." Tartang Tulku

Veja verso da cartela clicando na figura.

Recomendações:


  1. Diante das crises procure sempre o lado positivo da mudança; deixe sua mente fluir livre em busca da, sempre presente, componente "oportunidade".
  2. Desenvolva habilidades, serviços e produtos para vendê-los a empresas e a outras pessoas no mercado. Procure clientes.
  3. Aproveite melhor suas formas de inteligência, aprenda a pensar organizadamente e aprimore-se amplamente.
  4. Desenvolva a sua "energia vital" de aprendiz ou de fornecedor e mantenha-se sempre apto para qualquer entrevista.
  5. Reescreva semanalmente as respostas relativas a quem é você, sua fórmula de sucesso e seu futuro desejado
  6. Cultive virtudes cardeais, sociais e operacionais e descubra uma forma de manter o equilíbrio das mesmas.
  7. Diante das mudanças, decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
  8. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos, admita a possibilidade de alterações e coloque sempre o mais importante em primeiro lugar.
  9. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure sempre uma alternativa que satisfaça a todos.
  10. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido.
  11. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.