30 janeiro 2006

Criação de Conhecimento

Reflexões:


"Como areia em casa de praia a informação está em toda parte... A administração desse fluxo de conhecimento...determina, mais do que nunca, o sucesso ou fracasso de uma empresa."
"Acima da superfície os recursos financeiros e físicos, brilhando sob o sol, visíveis, às vezes impressionantes. Por baixo, algo invisível, muito maior, cuja importância todos reconhecem mas cujos contornos ninguém viu."

Veja verso da cartela clicando na figura.

Recomendações:

    Gerencie o conteúdo no lugar da forma. Não caia na armadilha de gerenciar apenas o que vem associado a algo tangível – o papel de um livro, a fita magnética, o corpo físico de um funcionário. "...é mais fácil contar as garrafas do que descrever o vinho..."

    Procure como líder gerir o conhecimento das pessoas e tornar a organização única e distinta.

    Gerencie a propriedade intelectual por etapas:

    1. Defina o papel do conhecimento em cada negócio ou unidade de negócios.
    2. Avalie as estratégias e os portfólios de patentes dos concorrentes.
    3. Classifique seu portfólio.
    4. Avalie o custo e o valor de suas propriedades intelectuais e decida se quer mantê-las, vendê-las ou abandoná-las.
    5. Invista com base no que aprendeu sobre seus ativos baseados no conhecimento.
    6. Monte seu novo portfólio de conhecimentos e repita o processo ad infinitum.

    Defina Capital Intelectual com clareza, considere-o como o material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado a fim de produzir um ativo de maior valor.

    Transforme inteligência em ativo:

    1. Crie uma ordem útil a partir da capacidade intelectual geral;
    2. Ponha numa forma coerente o que for possível: mala direta, banco de dados, agenda para uma reunião, descrição de um processo;
    3. Capture descreva, compartilhe e explore a inteligência;
    4. Aplique a inteligência para agregar valor ao negócio;
    5. Não deixe que a inteligência continue fragmentada como moedas em um bueiro.

    Tenha sempre em mente que: "O que não foi dito precisa ser dito em voz alta; caso contrário, não pode ser examinado, aperfeiçoado ou compartilhado."

    Explicite o conhecimento tácito considerando que ele...

    1. Abrange intuições, regras gerais, modelos mentais, valores inconscientes.
    2. Pode ser criado e compartilhado em torno do bebedouro;
    3. Dissemina-se quando as pessoas se encontram e contam histórias;
    4. Emerge através de esforço sistemático para descobri-lo e torná-lo explícito;
    5. Tem graves defeitos: chance de erro, dificuldade de modificação e baixa velocidade de comunicação.

    Aumente a visibilidade dos intangíveis. "Cada vez mais a arte de gestão consiste em gerir conhecimento. Isso significa que não gerimos as pessoas, mas sim os conhecimentos que elas transportam."

    Thomas Stewart. Capital Intelectual. Rio de Janeiro. Editora Campus, 1996.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.