30 janeiro 2006

Potencial Humano

Premissas:

Líder é aquele que consegue resultados dando a inspiração e promovendo o crescimento de pessoas que fazem as coisas acontecerem. Líder é aquele que contribui para a formação do amálgama da inteligência e imaginação coletiva dos colaboradores de toda a empresa. Os Líderes lideram causas, levantam desafios, lançam visões, catalisam sonhos e conseguem adesões para realizá-los.


Recomendações

  1. Gerencie dando mais atenção aos conhecimentos que seus colaboradores transportam do que às atividades que eles realizam.
  2. Promova um intercâmbio de conhecimentos generalizado.
  3. Especifique o papel do conhecimento em cada negócio ou unidade de negócios e defina formas de gerar riquezas em conjunto com clientes e fornecedores.
  4. Aprimore as formas pelas quais os sistemas organizacionais promovem a interação entre o pessoal interno, pessoal dos clientes e dos fornecedores facilitando o trabalho conjunto.
  5. Procure o conhecimento não aproveitado e não mapeado para classificá-lo criteriosamente como um tipo de ativo.
  6. Identifique as oportunidades da "economia do conhecimento" e avalie as estratégias e os portfólios de patentes da organização, dos parceiros e dos concorrentes.
  7. Reconheça sem sentimentalismos que alguns funcionários, embora inteligentes ou talentosos, não são ativos intelectuais.
  8. Tenha sempre em mente que o valor do conhecimento e da sabedoria que faz com que as organizações sejam capazes de oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes é o Capital Humano da sua organização.
  9. Cuide dos relacionamentos da organização com seus parceiros de negócios, pois isto representa o Capital Relacional da sua organização.
  10. Aprimore os sistemas que garantem a consistência e possibilitam o aprimoramento do capital humano e a ampliação do capital relacional, pois é assim que se garante o Capital Estrutural.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.