30 janeiro 2006

Comunicação Interpessoal

Reflexões:

"Por via de um ato de comunicação, experimentamos o sentido de uma comunhão com aquele a quem nos dirigimos, porque com ele passamos a ter algo em comum."
"De todos os homens que conheço o mais sensato é o meu alfaiate. Ele sempre toma minhas novas medidas. Quanto aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu tamanho."


Recomendações:

  1. Oriente-se para troca de experiência, observação dos fatos, atenção ao seu interlocutor e auto-observação.
  2. Descubra seus bloqueios no processo comunicacional e planeje a redução dos mesmos não deixando que motivos emocionais, culturais, intelectuais, perceptivos, ambientais prendam seus pensamentos.
  3. Exponha seus motivos, incentive o seus interlocutores a apresentarem feedback constante, desenvolva formas de aproveitá-los e amplie sua "arena" de atuação.
  4. Reveja constantemente seu grau de apego às tradições, costumes, ideologias, valores, crenças, preconceitos, dogmas, teorias, métodos, rotinas e hábitos para mais facilmente poder compreender os outros.
  5. Esteja sempre atento para o tipo de afirmação emitida, pois ela pode ser fato ou algo além dos limites do que você observou - inferência.
  6. Considere como fato apenas o que você vê ou observa com os sentidos. Pense no que faria se admitisse estar inferindo.
  7. Evite a perda de informações na comunicação através de intermediários. Tome nota, ordene, repita, pergunte, destaque, reveja, use outros meios.
  8. Desenvolva sua habilidade de ouvir e de se comunicar de forma não verbal. Reconheça que as palavras são meros indicadores, as pessoas é que dão significado a elas. Use signos e metáforas.
  9. Formule perguntas ou faça observações não pelo que espera obter como resposta e sim em função do que fará com a mesma. Seja criativo. Como, quanto, onde... uma ação... sobre alguma coisa.
  10. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido. Promova sinergia valorizando as diferenças e mantendo a harmonia no processo ouvir e falar.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.