Gestão do Capital Intelectual
Premissas:
"A gestão do capital intelectual é como um oceano recém-descoberto, que ainda não consta no mapa, e poucos executivos entendem suas dimensões ou sabem como navegá-lo."
Os líderes incentivam, inspiram, encorajam, servem de exemplo, tornam as pessoas capazes de descobrir seus caminhos e agir.
Veja verso da cartela clicando na figura.
Recomendações:
- Tenha sempre em mente que o valor do conhecimento e da sabedoria que faz com que as organizações sejam capazes de oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes é o Capital Humano da sua organização.
- Cuide dos relacionamentos da organização com seus parceiros de negócios, pois isto representa o Capital Relacional da sua organização.
- Aprimore os sistemas que garantem a consistência e possibilitam o aprimoramento do capital humano e a ampliação do capital relacional, pois é assim que se garante o Capital Estrutural
- Realize constantemente uma Avaliação de Desempenho dos seu pessoal comparando os resultados obtidos com as metas e objetivos previamente acordados. Análise das realizações passadas em termos quantitativos e qualitativos.
- Realize constantemente uma Avaliação de Potencial dos seu pessoal fazendo uma projeção do desempenho futuro de uma pessoa quanto aos atributos de competência identificados pela empresa, quando numa posição de maior responsabilidade.
- Gerencie dando mais atenção aos conhecimentos que seus colaboradores transportam do que às atividades que eles realizam.
- Promova um intercâmbio de conhecimentos generalizado.
- Especifique o papel do conhecimento em cada negócio ou unidade de negócios e defina formas de gerar riquezas em conjunto com clientes e fornecedores.
- Aprimore as formas pelas quais os sistemas organizacionais promovem a interação entre o pessoal interno, pessoal dos clientes e dos fornecedores facilitando o trabalho conjunto.
- Procure o conhecimento não aproveitado e não mapeado para classificá-lo criteriosamente como um tipo de ativo.
- Identifique as oportunidades da "economia do conhecimento" e avalie as estratégias e os portfólios de patentes da organização, dos parceiros e dos concorrentes.
- Reconheça sem sentimentalismo que alguns funcionários, embora inteligentes ou talentosos, não são ativos intelectuais.
Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.
©VSLins Consultoria - 09/06/00
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