30 janeiro 2006

Administração do Tempo

Veja verso da cartela Premissas:

A complexidade crescente das tarefas e o aumento da carga de trabalho exige de cada um de nós um Senso de Prioridade que encerre iniciativa e força de vontade para colocar o mais importante em primeiro lugar. Só dessa forma poderemos aproveitar melhor o tempo e aumentar a eficiência das nossas ações e a eficácia da tomada de decisão.

Veja verso da cartela clicando na figura.


Recomendações:


  1. Acompanhe as mudanças do ambiente, avalie a correlação entre as forças e identifique a componente "oportunidade" nas crises.
  2. Reescreva semanalmente as respostas aos questionamentos relativos à sua identidade, posição e futuro desejado.
  3. Faça um inventário de todas as suas atividades durante uma semana movimentada e crie uma classificação para as mesmas.
  4. Admita a impossibilidade de dar conta de tudo, mas esteja sempre atento aos seus maiores desperdiçadores de tempo.
  5. Compare a perspectiva do que você se propõe a realizar no ano com a perspectiva semanal e diária. Mantenha sempre em sua mente seus ideais e a importância de cada um.
  6. Decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
  7. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos, considerando sempre a hipótese de modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças.
  8. Determine seus principais papéis, defina os fatores críticos de sucesso e mantenha-os sempre em mente para poder dizer não.
  9. Exercite sua coragem, iniciativa e força de vontade para manter o equilíbrio urgente x importante e assim colocar sempre o mais importante em primeiro lugar.
  10. Peça sempre a seus parceiros que coloquem seus pontos de vista de forma clara e procurem juntos uma alternativa em que todos saiam com uma economia no uso do tempo.
  11. Determine quais são suas maiores armadilhas no processo decisório e planeje o que fazer com o tempo economizado.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

©VSLins Consultoria - 03/07/00