30 janeiro 2006

Bloqueios à Criatividade

Premissa:

Precisamos escolher uma forma adequada para sairmos da armadilha da continuidade e assim com vigor buscarmos um constante aprimoramento.



Bloqueios Típicos:

  1. Autoconfiança deficiente: dúvida na própria capacidade de realização; medo de comparação com os outros; receio de passar por bobo; medo de não conseguir manter um compromisso; temor de cometer um erro.
  2. Atitude crítica do criador: desconfiança em relação às sugestões tênues que brotam da mente, muito mais fortes do que qualquer fraqueza ou impossibilidade inerentes à própria idéia.
  3. Tendência a comparação: avaliação da capacidade ou as conquistas criativas com as de outra pessoa.
  4. Avaliações prematuras: depois que uma explicação é oferecida, o seu abandono ou mesmo a sua revisão é quase sempre problemático.
  5. Poucas alternativas: aceitação da primeira solução que lhes ocorre sem analisar qualquer outra idéia.
  6. Obsessão pela solução: fortes pressões internas levam o pensamento a se voltar excessivamente para a solução inibindo a criação de alternativas.
  7. Motivação exagerada: perda de contato com o problema em si; estreitamento do campo de visão; passagem por cima do óbvio.
  8. Esforço incessante: persistência sem tempo para relaxamento e mudança de atividade leva a criação de barreiras psicológicas intransponíveis para o surgimento de novas soluções.
  9. Tiro rápido: formular uma definição imediata do problema é uma espécie de miopia intelectual.
  10. Intolerância à complexidade: incapacidade de perceber as diversas possibilidades, considerando e equilibrando padrões de referência, conceitos, elementos, etc., diferentes ou mesmo contraditórios.
  11. Abordagem comum: condicionamento de nossos pensamentos e ações a métodos e procedimentos que deram resultado no passado.
  12. Enfoque inadequado: definição ou enunciado incorreto do problema, dificuldade de isolamento do problema real, percepção de um aspecto estreito do problema, com exclusão de todos os outros.
  13. Esforço Indisciplinado: auto-exaltação, superestimativa do talento, conhecimento e habilidades próprias. E como conseqüência: desmotivação, divagação e conseqüente passividade decorrente da não aceitação de desempenho abaixo das aspirações.
  14. Apego ao estabelecido: tendência a se sentir seguro com métodos validados pelo tempo, procedimentos, diretrizes, regras e regulamentos padronizados.
  15. Pressão da urgência: perda da liberdade devido às expectativas e exigências externas.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

©VSLins Consultoria - 03/07/00