30 janeiro 2006

Administração do Tempo

Veja verso da cartela Premissas:

A complexidade crescente das tarefas e o aumento da carga de trabalho exige de cada um de nós um Senso de Prioridade que encerre iniciativa e força de vontade para colocar o mais importante em primeiro lugar. Só dessa forma poderemos aproveitar melhor o tempo e aumentar a eficiência das nossas ações e a eficácia da tomada de decisão.

Veja verso da cartela clicando na figura.


Recomendações:


  1. Acompanhe as mudanças do ambiente, avalie a correlação entre as forças e identifique a componente "oportunidade" nas crises.
  2. Reescreva semanalmente as respostas aos questionamentos relativos à sua identidade, posição e futuro desejado.
  3. Faça um inventário de todas as suas atividades durante uma semana movimentada e crie uma classificação para as mesmas.
  4. Admita a impossibilidade de dar conta de tudo, mas esteja sempre atento aos seus maiores desperdiçadores de tempo.
  5. Compare a perspectiva do que você se propõe a realizar no ano com a perspectiva semanal e diária. Mantenha sempre em sua mente seus ideais e a importância de cada um.
  6. Decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
  7. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos, considerando sempre a hipótese de modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças.
  8. Determine seus principais papéis, defina os fatores críticos de sucesso e mantenha-os sempre em mente para poder dizer não.
  9. Exercite sua coragem, iniciativa e força de vontade para manter o equilíbrio urgente x importante e assim colocar sempre o mais importante em primeiro lugar.
  10. Peça sempre a seus parceiros que coloquem seus pontos de vista de forma clara e procurem juntos uma alternativa em que todos saiam com uma economia no uso do tempo.
  11. Determine quais são suas maiores armadilhas no processo decisório e planeje o que fazer com o tempo economizado.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

©VSLins Consultoria - 03/07/00

Bloqueios à Criatividade

Premissa:

Precisamos escolher uma forma adequada para sairmos da armadilha da continuidade e assim com vigor buscarmos um constante aprimoramento.



Bloqueios Típicos:

  1. Autoconfiança deficiente: dúvida na própria capacidade de realização; medo de comparação com os outros; receio de passar por bobo; medo de não conseguir manter um compromisso; temor de cometer um erro.
  2. Atitude crítica do criador: desconfiança em relação às sugestões tênues que brotam da mente, muito mais fortes do que qualquer fraqueza ou impossibilidade inerentes à própria idéia.
  3. Tendência a comparação: avaliação da capacidade ou as conquistas criativas com as de outra pessoa.
  4. Avaliações prematuras: depois que uma explicação é oferecida, o seu abandono ou mesmo a sua revisão é quase sempre problemático.
  5. Poucas alternativas: aceitação da primeira solução que lhes ocorre sem analisar qualquer outra idéia.
  6. Obsessão pela solução: fortes pressões internas levam o pensamento a se voltar excessivamente para a solução inibindo a criação de alternativas.
  7. Motivação exagerada: perda de contato com o problema em si; estreitamento do campo de visão; passagem por cima do óbvio.
  8. Esforço incessante: persistência sem tempo para relaxamento e mudança de atividade leva a criação de barreiras psicológicas intransponíveis para o surgimento de novas soluções.
  9. Tiro rápido: formular uma definição imediata do problema é uma espécie de miopia intelectual.
  10. Intolerância à complexidade: incapacidade de perceber as diversas possibilidades, considerando e equilibrando padrões de referência, conceitos, elementos, etc., diferentes ou mesmo contraditórios.
  11. Abordagem comum: condicionamento de nossos pensamentos e ações a métodos e procedimentos que deram resultado no passado.
  12. Enfoque inadequado: definição ou enunciado incorreto do problema, dificuldade de isolamento do problema real, percepção de um aspecto estreito do problema, com exclusão de todos os outros.
  13. Esforço Indisciplinado: auto-exaltação, superestimativa do talento, conhecimento e habilidades próprias. E como conseqüência: desmotivação, divagação e conseqüente passividade decorrente da não aceitação de desempenho abaixo das aspirações.
  14. Apego ao estabelecido: tendência a se sentir seguro com métodos validados pelo tempo, procedimentos, diretrizes, regras e regulamentos padronizados.
  15. Pressão da urgência: perda da liberdade devido às expectativas e exigências externas.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

©VSLins Consultoria - 03/07/00

Gestão do Capital Intelectual

Veja verso da cartelaPremissas:

"A gestão do capital intelectual é como um oceano recém-descoberto, que ainda não consta no mapa, e poucos executivos entendem suas dimensões ou sabem como navegá-lo."
Os líderes incentivam, inspiram, encorajam, servem de exemplo, tornam as pessoas capazes de descobrir seus caminhos e agir.
Veja verso da cartela clicando na figura.

Recomendações:



  1. Tenha sempre em mente que o valor do conhecimento e da sabedoria que faz com que as organizações sejam capazes de oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes é o Capital Humano da sua organização.
  2. Cuide dos relacionamentos da organização com seus parceiros de negócios, pois isto representa o Capital Relacional da sua organização.
  3. Aprimore os sistemas que garantem a consistência e possibilitam o aprimoramento do capital humano e a ampliação do capital relacional, pois é assim que se garante o Capital Estrutural
  4. Realize constantemente uma Avaliação de Desempenho dos seu pessoal comparando os resultados obtidos com as metas e objetivos previamente acordados. Análise das realizações passadas em termos quantitativos e qualitativos.
  5. Realize constantemente uma Avaliação de Potencial dos seu pessoal fazendo uma projeção do desempenho futuro de uma pessoa quanto aos atributos de competência identificados pela empresa, quando numa posição de maior responsabilidade.
  6. Gerencie dando mais atenção aos conhecimentos que seus colaboradores transportam do que às atividades que eles realizam.
  7. Promova um intercâmbio de conhecimentos generalizado.
  8. Especifique o papel do conhecimento em cada negócio ou unidade de negócios e defina formas de gerar riquezas em conjunto com clientes e fornecedores.
  9. Aprimore as formas pelas quais os sistemas organizacionais promovem a interação entre o pessoal interno, pessoal dos clientes e dos fornecedores facilitando o trabalho conjunto.
  10. Procure o conhecimento não aproveitado e não mapeado para classificá-lo criteriosamente como um tipo de ativo.
  11. Identifique as oportunidades da "economia do conhecimento" e avalie as estratégias e os portfólios de patentes da organização, dos parceiros e dos concorrentes.
  12. Reconheça sem sentimentalismo que alguns funcionários, embora inteligentes ou talentosos, não são ativos intelectuais.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

Comunicação Interpessoal

Reflexões:

"Por via de um ato de comunicação, experimentamos o sentido de uma comunhão com aquele a quem nos dirigimos, porque com ele passamos a ter algo em comum."
"De todos os homens que conheço o mais sensato é o meu alfaiate. Ele sempre toma minhas novas medidas. Quanto aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu tamanho."


Recomendações:

  1. Oriente-se para troca de experiência, observação dos fatos, atenção ao seu interlocutor e auto-observação.
  2. Descubra seus bloqueios no processo comunicacional e planeje a redução dos mesmos não deixando que motivos emocionais, culturais, intelectuais, perceptivos, ambientais prendam seus pensamentos.
  3. Exponha seus motivos, incentive o seus interlocutores a apresentarem feedback constante, desenvolva formas de aproveitá-los e amplie sua "arena" de atuação.
  4. Reveja constantemente seu grau de apego às tradições, costumes, ideologias, valores, crenças, preconceitos, dogmas, teorias, métodos, rotinas e hábitos para mais facilmente poder compreender os outros.
  5. Esteja sempre atento para o tipo de afirmação emitida, pois ela pode ser fato ou algo além dos limites do que você observou - inferência.
  6. Considere como fato apenas o que você vê ou observa com os sentidos. Pense no que faria se admitisse estar inferindo.
  7. Evite a perda de informações na comunicação através de intermediários. Tome nota, ordene, repita, pergunte, destaque, reveja, use outros meios.
  8. Desenvolva sua habilidade de ouvir e de se comunicar de forma não verbal. Reconheça que as palavras são meros indicadores, as pessoas é que dão significado a elas. Use signos e metáforas.
  9. Formule perguntas ou faça observações não pelo que espera obter como resposta e sim em função do que fará com a mesma. Seja criativo. Como, quanto, onde... uma ação... sobre alguma coisa.
  10. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido. Promova sinergia valorizando as diferenças e mantendo a harmonia no processo ouvir e falar.

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

Criação de Conhecimento

Reflexões:


"Como areia em casa de praia a informação está em toda parte... A administração desse fluxo de conhecimento...determina, mais do que nunca, o sucesso ou fracasso de uma empresa."
"Acima da superfície os recursos financeiros e físicos, brilhando sob o sol, visíveis, às vezes impressionantes. Por baixo, algo invisível, muito maior, cuja importância todos reconhecem mas cujos contornos ninguém viu."

Veja verso da cartela clicando na figura.

Recomendações:

    Gerencie o conteúdo no lugar da forma. Não caia na armadilha de gerenciar apenas o que vem associado a algo tangível – o papel de um livro, a fita magnética, o corpo físico de um funcionário. "...é mais fácil contar as garrafas do que descrever o vinho..."

    Procure como líder gerir o conhecimento das pessoas e tornar a organização única e distinta.

    Gerencie a propriedade intelectual por etapas:

    1. Defina o papel do conhecimento em cada negócio ou unidade de negócios.
    2. Avalie as estratégias e os portfólios de patentes dos concorrentes.
    3. Classifique seu portfólio.
    4. Avalie o custo e o valor de suas propriedades intelectuais e decida se quer mantê-las, vendê-las ou abandoná-las.
    5. Invista com base no que aprendeu sobre seus ativos baseados no conhecimento.
    6. Monte seu novo portfólio de conhecimentos e repita o processo ad infinitum.

    Defina Capital Intelectual com clareza, considere-o como o material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado a fim de produzir um ativo de maior valor.

    Transforme inteligência em ativo:

    1. Crie uma ordem útil a partir da capacidade intelectual geral;
    2. Ponha numa forma coerente o que for possível: mala direta, banco de dados, agenda para uma reunião, descrição de um processo;
    3. Capture descreva, compartilhe e explore a inteligência;
    4. Aplique a inteligência para agregar valor ao negócio;
    5. Não deixe que a inteligência continue fragmentada como moedas em um bueiro.

    Tenha sempre em mente que: "O que não foi dito precisa ser dito em voz alta; caso contrário, não pode ser examinado, aperfeiçoado ou compartilhado."

    Explicite o conhecimento tácito considerando que ele...

    1. Abrange intuições, regras gerais, modelos mentais, valores inconscientes.
    2. Pode ser criado e compartilhado em torno do bebedouro;
    3. Dissemina-se quando as pessoas se encontram e contam histórias;
    4. Emerge através de esforço sistemático para descobri-lo e torná-lo explícito;
    5. Tem graves defeitos: chance de erro, dificuldade de modificação e baixa velocidade de comunicação.

    Aumente a visibilidade dos intangíveis. "Cada vez mais a arte de gestão consiste em gerir conhecimento. Isso significa que não gerimos as pessoas, mas sim os conhecimentos que elas transportam."

    Thomas Stewart. Capital Intelectual. Rio de Janeiro. Editora Campus, 1996.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Criatividade

    Premissas:

    A criatividade é uma uma postura mental, é uma maneira de fazer as coisas, é um estilo de vida.

    Precisamos escolher uma forma adequada para sairmos da armadilha da continuidade e assim com vigor buscarmos o constante aprimoramento pessoal.


    Recomendações:


    1. Formule perguntas ou faça observações não pelo que espera obter como resposta e sim em função do que fará com a mesma.
    2. Procure atividades para exercitar a sua mente, escolha seu detonador, oriente e controle suas emoções.
    3. Descubra como ativar "especializações" típicas do lado direito do cérebro.
    4. Entre em "fluxo". Use a intuição. Procure "transcender". Reveja seus momentos de decisão, descubra quando usou sua capacidade intuitiva e aprenda a desenvolve-la.
    5. Diante das crises deixe sua mente fluir livre em busca da sempre presente componente "oportunidade" e aprenda a detonar sua própria tempestade de palpites.
    6. Nunca esqueça que existe uma grande distância entre idéia e inovação e procure compreende-la para superar as barreiras.
    7. Envolva-se até com o que não for da sua área.
    8. Quebre os paradigmas que bloqueiam a sua mente.
    9. Parta da premissa que nem tudo tem lógica.
    10. Use como ponto de apoio até mesmo o irrealizável.
    11. Procure refletir bastante sobre ambiguidades.
    12. Participe das brincadeiras quando surgirem.
    13. Evite a mesmice do pensamento em grupo.
    14. Pesquise sempre mais uma solução possível.
    15. Afaste para bem longe o medo de errar.
    16. Acredite no seu potencial criativo.
    17. Procure aliados para colocar suas idéias em prática.
    18. Tenha paciência, venda bit a bit.
    19. Mostre a essência da sua idéia e demonstre a exequibilidadeda.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Potencial Humano

    Premissas:

    Líder é aquele que consegue resultados dando a inspiração e promovendo o crescimento de pessoas que fazem as coisas acontecerem. Líder é aquele que contribui para a formação do amálgama da inteligência e imaginação coletiva dos colaboradores de toda a empresa. Os Líderes lideram causas, levantam desafios, lançam visões, catalisam sonhos e conseguem adesões para realizá-los.


    Recomendações

    1. Gerencie dando mais atenção aos conhecimentos que seus colaboradores transportam do que às atividades que eles realizam.
    2. Promova um intercâmbio de conhecimentos generalizado.
    3. Especifique o papel do conhecimento em cada negócio ou unidade de negócios e defina formas de gerar riquezas em conjunto com clientes e fornecedores.
    4. Aprimore as formas pelas quais os sistemas organizacionais promovem a interação entre o pessoal interno, pessoal dos clientes e dos fornecedores facilitando o trabalho conjunto.
    5. Procure o conhecimento não aproveitado e não mapeado para classificá-lo criteriosamente como um tipo de ativo.
    6. Identifique as oportunidades da "economia do conhecimento" e avalie as estratégias e os portfólios de patentes da organização, dos parceiros e dos concorrentes.
    7. Reconheça sem sentimentalismos que alguns funcionários, embora inteligentes ou talentosos, não são ativos intelectuais.
    8. Tenha sempre em mente que o valor do conhecimento e da sabedoria que faz com que as organizações sejam capazes de oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes é o Capital Humano da sua organização.
    9. Cuide dos relacionamentos da organização com seus parceiros de negócios, pois isto representa o Capital Relacional da sua organização.
    10. Aprimore os sistemas que garantem a consistência e possibilitam o aprimoramento do capital humano e a ampliação do capital relacional, pois é assim que se garante o Capital Estrutural.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Empregabilidade

    Premissas:

    “A experiência demonstra que o sucesso se deve menos à capacidade de que ao entusiasmo. O vencedor é aquele que se entrega de corpo e alma ao trabalho.” Charles Burton

    "...O trabalho pode ser uma fonte de crescimento, uma oportunidade para aprendermos mais sobre nós mesmos e para desenvolvermos relacionamentos positivos e saudáveis. Se encararmos o trabalho desta maneira, veremos que, realmente, não existe diferença alguma entre dedicarmos energia e cuidado ao nosso trabalho e dedicarmos energia ao desenvolvimento da nossa consciência e apreciação da vida." Tartang Tulku

    Veja verso da cartela clicando na figura.

    Recomendações:


    1. Diante das crises procure sempre o lado positivo da mudança; deixe sua mente fluir livre em busca da, sempre presente, componente "oportunidade".
    2. Desenvolva habilidades, serviços e produtos para vendê-los a empresas e a outras pessoas no mercado. Procure clientes.
    3. Aproveite melhor suas formas de inteligência, aprenda a pensar organizadamente e aprimore-se amplamente.
    4. Desenvolva a sua "energia vital" de aprendiz ou de fornecedor e mantenha-se sempre apto para qualquer entrevista.
    5. Reescreva semanalmente as respostas relativas a quem é você, sua fórmula de sucesso e seu futuro desejado
    6. Cultive virtudes cardeais, sociais e operacionais e descubra uma forma de manter o equilíbrio das mesmas.
    7. Diante das mudanças, decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
    8. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos, admita a possibilidade de alterações e coloque sempre o mais importante em primeiro lugar.
    9. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure sempre uma alternativa que satisfaça a todos.
    10. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido.
    11. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Equipes de Alto Desempenho

    Reflexões:

    "Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso líder assume a liderança. Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis e isto serve tanto para as pessoas quanto para os gansos que voam rumo ao Sul."



    Recomendações:
    1. Diante das crises procure sempre o lado positivo da mudança; deixe sua mente fluir livre em busca da, sempre presente, componente "oportunidade" e oriente aqueles que entrarem em disfunção.
    2. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido. Amplie seu campo de relacionamentos.
    3. Procure quem tenha conhecimentos complementares ao seu para compreender ao máximo o propósito dos projetos e assuma compromisso com as metas de performance e abordagens comuns.
    4. Colabore com a equipe no desenvolvimento do senso de propósito, comunicação aberta, confiança e respeito mútuo, liderança compartilhada, procedimentos eficazes de trabalho, criação a partir de diferenças, flexibilidade, adaptabilidade e aprendizagem contínua.
    5. Tenha sempre em mente que o trabalho em equipe exige uma coleção de talentos de vários indivíduos e que o sucesso é o resultado do trabalho de todos e o fracasso deve ser assumido como se fosse seu.
    6. Selecione, para cada projeto, as virtudes mais necessárias para desenvolvê-lo e estimule cuidadosamente seus colegas a cultivá-las.
    7. Esteja sempre consciente da fase do ciclo de evolução em que está a equipe: formação, crescimento, normatização, execução, involução ou transformação.
    8. Assuma um compromisso pessoal com os resultados; empolgue-se com o sucesso, aprenda com os fracassos e eleve seu entusiasmo procurando significado em tudo que fizer.
    9. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure sempre uma alternativa que satisfaça a todos.
    10. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor.
    11. Considere equipe como um pequeno número de pessoas, com conhecimentos complementares, compromissadas com propósito, metas de performance e abordagem comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis.
    12. Tenha sempre em mente que: "Formar a equipe é o começo. Permanecer juntos é um progresso. Trabalhar juntos é um SUCESSO!"

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Dimensões da Natureza Humana


    Reflexões:

    Quem sou eu? Em que eu faria falta? Em que eu faço diferença? Como contribuir mais? Que visões inspiram o cumprimento dos meus papéis e metas? Quais são os meus princípios orientadores? Qual é a minha fórmula de sucesso?
    Com certeza, só ficaremos contentes com as respostas a essas perguntas quando a nossas dimensões física, emocional, espiritual e mental estiverem em equilíbrio

    Veja verso da cartela clicando na figura.

    Recomendações:

    1. Busque conhecimentos e perceba que você é muito mais que físico e mente e desperte para o seu "eu" verdadeiro.
    2. Considere que a Luz, o Amor e a Vontade estão no cérebro do coração, pois ele porta a Verdade e não tem medos.
    3. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que te cercam e procure aprimorar continuamente seus relacionamentos.
    4. Mantenha o equilíbrio emocional e a harmonia do ambiente no preparo e degustação dos alimentos.
    5. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido. Amplie seu campo de relacionamentos.
    6. Desperte para o autoconhecimento e procure ajustar-se à vida aperfeiçoando-se para um caminho de evolução pessoal e espiritual.
    7. Procure obter a melhor perspectiva de si mesmo, valorizar a sua individualidade e agir voltado para uma expressão potencial mais positiva do seu ego.
    8. Reescreva semanalmente as respostas aos questionamentos relativos à sua identidade, posição e futuro desejado.
    9. Descubra como ativar "especializações" típicas do lado direito do cérebro.
    10. Entre em "fluxo". Use a intuição. Procure "transcender".
    11. Tenha sempre em mente a importância dos ingredientes dos diversos tipos de alimentos.

    Observaçمo: compreensمo parcial para quem nمo participou de curso.

    Criatividade e Inovação

    Premissas:

    "A ikispiração significa atravessar os três elementos da criação: suji, a teoria do conhecimento; pika, inspiração; e iki, praticalidade, viabilidade e negociabilidade." Yoshiro NakaMats


    Veja verso da cartela clicando na figura.

    Recomendações:

    1. Defina o problema criativo. O desafio é moldar sua inspiração criativa, transformar seus insights em idéias com as quais você possa trabalhar.
    2. Clareie a mente. Não é preciso ir a um mosteiro zen. Para algumas pessoas, bastam alguns minutos em uma sala escura e silenciosa, ou uma caminhada rápida para limpara a mente.
    3. Ative sua imaginação. Ignore todos os limites de recursos, ciência e lógica e force seu pensamento em direção ao desconhecido para precipitar insights e liberar idéias.
    4. Queira. A escolha da linguagem certa pode precipitar sonhos. Quando você diz: 'Eu quero', focaliza sua atenção no que deseja, valoriza ou espera.
    5. Utilize uma nova perspectiva. O que alguém de uma gangue de motociclistas teria a dizer sobre sua idéia? O que uma criança de doze anos responderia? Desça sua rua e pergunte ao sujeito que atende no balcão da confeitaria.
    6. Agite sua rotina. Mude seu espaço e seus hábitos de trabalho, seu caminho, seu cronograma, as pessoas com quem fala, as pessoas com quem não fala — qualquer coisa que balance sua estrutura familiar de referência, que agite sua mente, afastando-a de seus hábitos usuais. Você só lê livros de negócios? Compre um romance.
    7. Encontre seu "depósito de lenha'. Assim como o artista tem seu estúdio, você precisa de um recanto, um lugar que estimule seus processos criativos, um lugar livre de obrigações.
    8. Espere ser criativo. Os atletas que se aproximam da linha de partida imaginando uma vitória são mais propensos ao sucesso do que os que duvidam de sua criatividade.

    KAO, John. Jamming: a arte e a disciplina da criatividade na empresa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1996.

    Observaçمo: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Premissa:

    Negociação é um processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando a conquista de algo vantajoso para todos.
    Conflito é uma situação em que uma parte não concorda com os atos de outra ou em que uma delas não queira que a outra participe na prática de uma determinada ação.


    Recomendações:

    1. Mantenha Comunicação eficaz;
    2. Cuide do bom Relacionamento;
    3. Descubra o Interesse da outra parte;
    4. Elabore Alternativas para o acordo;
    5. Demonstre a Legitimidade de cada alternativa;
    6. Mentalize a melhor Opção caso não haja acordo;
    7. Chegue ao Compromisso final.
    8. Decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
    9. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos.
    10. Esteja sempre disposto a resolver problemas, aproveitar oportunidades, modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças.
    11. Exercite sua coragem, iniciativa e força de vontade para manter o equilíbrio urgente x importante e assim colocar sempre o mais importante em primeiro lugar.
    12. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure alternativa que satisfaça a todos.

    Observação: compreensão parcial para quem nمo participou de curso.

    Mudança de paradigma

    Reflexões:

    Quando conseguimos aliviar a pressão gerada pelos regulamentos das instituições; ficamos dependentes de explicações teóricas, ou a mercê de modelos, valores, preconceitos, crenças e hábitos criados por nós mesmos. É como se estivéssemos sempre sujeitos a diretrizes, limites de atuação e padrões de comportamentos balizadores do sucesso.


    Recomendações:

    1. Avalie seu grau de apego às tradições, costumes, ideologias, valores, crenças, preconceitos, dogmas, teorias, métodos, rotinas, hábitos.
    2. Reveja periodicamente o seu conceito de sucesso e questione respeitosamente os limites, as explicações, as regras, os procedimentos e os padrões de comportamento aos quais você esteja sujeito.
    3. Reescreva semanalmente as respostas aos questionamentos relativos à sua identidade, posição e futuro desejado.
    4. Esteja sempre disposto a resolver problemas, aproveitar oportunidades, modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças.
    5. Defina novos trerritórios a conquistar no seu mapa de valores e cuide do equilíbrio virtudes X habilidades.
    6. Diante das crises procure sempre o lado positivo da mudança; deixe sua mente fluir livre em busca da, sempre presente, componente "oportunidade" e oriente aqueles que entrarem em disfunção.
    7. Faça suas perguntas tendo sempre em mente que as respostas já existem - difícil é obtê-las.
    8. Planeje a redução dos seus principais bloqueios e não deixe que motivos emocionais, culturais, intelectuais, perceptivos, ambientais ou comunicacionais prendam seus pensamentos.
    9. Determine em que você estava certo e queira firrmemente estar cada vez mais parcialmente certo.
    10. Seja perseverante nas suas realizações, mas relaxe quando tiver certeza que está a caminho do futuro almejado.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Potencial Humano para o Futuro

    Refexão:

    “Se antes a terra, e depois o capital, eram os fatores decisivos da produção... hoje o fator decisivo é, cada vez mais, o homem em si, ou seja, seu conhecimento.”




    Recomendações:

    1. Crie um modelo mental para acompanhar as mudanças
    2. Descubra onde está o valor do seu conhecimento
    3. Gerencie conhecimentos em função dos resultados
    4. Promova um intercâmbio de conhecimentos generalizado
    5. Especifique o papel do conhecimento em cada área
    6. Desenvolva conhecimento com seus parceiros de negócios
    7. Planeje o uso do conhecimento como diferenciador
    8. Procure aumentar a "inteligência" de sua organização
    9. Aumente a vitalidade para transformação
    10. Mantenha o equilíbrio do seu diferencial individual
    11. Desenvolva o capital intelectual da sua organização
    12. Esteja atento aos sinais de problema na sua carreira
    13. Construa o seu navegador de Capital Intelectual
    14. Cultive virtudes e aumente sua resiliência
    15. Desenvolva sua proatividade, objetividade e flexibilidade
    16. Aprimore seu senso de prioridade
    17. Desenvolva habilidades de comunicação e negociação
    18. Procure desenvolver relacionamentos sinérgicos

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Sinergia Interpessoal

    Reflexão:

    “Pessoas que têm direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos com maior rapidez e facilidade."




    Recomendações:
    1. Descubra seus verdadeiros valores, vocações, habilidades, conhecimentos, relacionamentos, parcerias e conquistas.
    2. Mantenha o equilíbrio entre os seus diferenciais individuais.
    3. Descubra os maiores diferenciais da sua organização e procure contribuir o máximo possível para eles.
    4. Construa o seu mapa de valores e cultive virtudes de forma equilibrada.
    5. Identifique as virtudes prioritárias para cada tarefa importante que você estiver envolvido.
    6. Reescreva semanalmente as respostas aos questionamentos relativos à sua identidade, posição e futuro desejado.
    7. Procure atividades para exercitar a sua mente, escolha seu detonador, oriente e controle suas emoções.
    8. Aumente sua resiliência e desenvolva sua proatividade, objetividade e flexibilidade.
    9. Aprimore seu senso de prioridade e desenvolva habilidades de comunicação e negociação.
    10. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Sinergia Organizacional

    Premissa:

    Precisamos promover a eficácia pessoal em todas as nossas interações para conseguirmos realizar em conjunto muito mais do que a soma do que conseguimos em separado.

    Veja verso da cartela clicando na figura.

    Recomendações:

    1. Cuide do equilíbrio dos seus diferenciais individuais: humano, estrutural e relacional. Cultive virtudes.
    2. Diante das crises procure sempre o lado positivo da mudança; deixe sua mente fluir livre em busca da, sempre presente, componente "oportunidade" e oriente aqueles que entrarem em disfunção. Aumente sua resiliência.
    3. Decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza. Desenvolva sua proatividade.
    4. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos. Melhore sua objetividade.
    5. Esteja sempre disposto a resolver problemas, aproveitar oportunidades, modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças. Amplie sua flexibilidade.
    6. Exercite sua coragem, iniciativa e força de vontade para manter o equilíbrio urgente x importante e assim colocar sempre o mais importante em primeiro lugar. Aguce seu senso de prioridade.
    7. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure sempre uma alternativa que satisfaça a todos. Crie a sua própria receita de negociação.
    8. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido. Aprimore sua comunicação.
    9. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor. Busque a sinergização.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Sinergia em RH

    Premissa:

    O trabalho pode ser uma fonte de crescimento, uma oportunidade para aprendermos mais sobre nós mesmos e para desenvolvermos relacionamentos positivos e saudáveis.


    Recomendações:

    1. Procure desenvolver confiança e colaboração no trabalho conjunto para produzir algo muito melhor do que se conseguiria com o somatório dos resultados em separado...
    2. Reescreva semanalmente as respostas relativas a quem é você, sua fórmula de sucesso e seu futuro desejado
    3. Cultive virtudes cardeais, sociais e operacionais e descubra uma forma de manter o equilíbrio das mesmas.
    4. Diante das mudanças, decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
    5. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos, admita a possibilidade de alterações e coloque sempre o mais importante em primeiro lugar.
    6. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure sempre uma alternativa que satisfaça a todos.
    7. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido.
    8. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor.
    9. Cuide dos seus clientes internos e participe da contribuição de cada um para os resultados da empresa.
    10. Descubra o que aprender em cada crise.
    11. Contribua com sugestões para o seu trabalho, porque ele é parte do que você é, e você sabe o seu valor.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

    Vitalidade Transformacional

    Premissas:

    Devemos buscar o constante aprimoramento mantendo o equilíbrio entre os nossos valores pessoais.
    Precisamos escolher os detonadores que nos ajudem nesse aprimoramento.

    Veja verso da cartela clicando na figura.

    Recomendações:

    1. Construa um modelo mental para servir de apoio às suas reflexões e analise a correlação entre as forças do ambiente.
    2. Reescreva semanalmente as respostas aos questionamentos relativos à sua identidade, posição e futuro desejado.
    3. Formule perguntas ou faça observações não pelo que espera obter como resposta e sim em função do que fará com a mesma.
    4. Procure atividades para exercitar a sua mente, escolha seu detonador, oriente e controle suas emoções.
    5. Descubra como ativar "especializações" típicas do lado direito do cérebro. Entre em "fluxo". Use a intuição. Procure "transcender".
    6. Reveja seus momentos de decisão, descubra quando usou sua capacidade intuitiva e aprenda a desenvolve-la.
    7. Diante das crises deixe sua mente fluir livre em busca da sempre presente componente "oportunidade".
    8. Aprenda a detonar sua própria tempestade de palpites.
    9. Nunca esqueça que existe uma grande distância entre idéia e inovação e procure compreende-la para superar as barreiras.
    10. Procure aliados para colocar suas idéias em prática.

    Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.