Administração do Tempo
Premissas:
A complexidade crescente das tarefas e o aumento da carga de trabalho exige de cada um de nós um Senso de Prioridade que encerre iniciativa e força de vontade para colocar o mais importante em primeiro lugar. Só dessa forma poderemos aproveitar melhor o tempo e aumentar a eficiência das nossas ações e a eficácia da tomada de decisão.
Recomendações:
- Acompanhe as mudanças do ambiente, avalie a correlação entre as forças e identifique a componente "oportunidade" nas crises.
- Reescreva semanalmente as respostas aos questionamentos relativos à sua identidade, posição e futuro desejado.
- Faça um inventário de todas as suas atividades durante uma semana movimentada e crie uma classificação para as mesmas.
- Admita a impossibilidade de dar conta de tudo, mas esteja sempre atento aos seus maiores desperdiçadores de tempo.
- Compare a perspectiva do que você se propõe a realizar no ano com a perspectiva semanal e diária. Mantenha sempre em sua mente seus ideais e a importância de cada um.
- Decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
- Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos, considerando sempre a hipótese de modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças.
- Determine seus principais papéis, defina os fatores críticos de sucesso e mantenha-os sempre em mente para poder dizer não.
- Exercite sua coragem, iniciativa e força de vontade para manter o equilíbrio urgente x importante e assim colocar sempre o mais importante em primeiro lugar.
- Peça sempre a seus parceiros que coloquem seus pontos de vista de forma clara e procurem juntos uma alternativa em que todos saiam com uma economia no uso do tempo.
- Determine quais são suas maiores armadilhas no processo decisório e planeje o que fazer com o tempo economizado.
Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.